Anne Frank
Anne Frank foi uma menina que nasceu a 12 de junho de 1929, e que apesar de ter tido uma vida muito curta e de ter morrido muito jovem, é muito valorizada nos dias de hoje devido ao enorme testemunho que deixou sobre a Segunda Guerra Mundial, como grande vitima do holocausto, tendo escrito um diário que é hoje um dos livros mais vendidos de sempre.
Nasceu em Frankfurt am Main, mas viveu grande parte da sua vida em Amesterdão, sendo que aí perdeu a sua cidadania alemã.
Devido à sua religião (judaica) e à da sua familia foi perseguida pelas tropas nazis e por isso viveu escondida num anexo juntamente com outras pessoas também judias. Foi aqui que Anne Frank escreveu o seu famoso diário, sendo que ocupava o seu tempo a escrever, uma vez que tinha o sonho de um dia poder vir a ser escritora e jornalista. Era também ensinada pelos pais que sempre a incentivaram a estudar apesar das condições.
Já muito perto do final da guerra, o anexo foi descoberto, e todos os habitantes foram transportados para campos de concentração tendo morrido lá, com exceção de Otto Frank, o pai de Anne Frank, que mais tarde descobriu o diário da filha e o publicou, uma vez que este tinha sido guardado por Miep Gies, uma amiga da familia que sempre os ajudou durante o tempo em que viveram no anexo. Tanto Anne como a sua irmã morreram muito possivelmente devido ao tifo, uma vez que os campos de concentração tinham condições miseráveis.
Desde então foram feitos vários filmes sobre esta jovem, e há museus dedicados a ela (o anexo secreto foi preservado e pode ser visitado), assim como uma estátua (Amesterdão) e uma escultura em cera (Madame Tussauds de Amesterdão), sendo Anne Frank considerada um verdadeiro ícone.
Frase: "In spite of everything I still believe that people are really good at heart"
Curiosidade: Anne Frank era fascinada pela mitologia grega e adorava ler livros sobre o assunto.
Comentários
Enviar um comentário