Animals - Pink Floyd

“Animals”, é o décimo álbum da banda britânica Pink Floyd, lançado a 23 de janeiro de 1977, sendo este um álbum que revela uma maneira de ver o mundo muito negra. Depois de ler a obra “Animal Farm”, um romance satírico do escritor inglês George Orwell, Roger Waters, inspirado decidiu introduzir o mesmo intelecto nas suas letras, expondo os seres humanos como animais que eram escravos dos próprios sentimentos e instintos, estando as letras deste álbum muito marcadas pela raiva, violência e tristeza.

Entre 1968 e 1973, os Pink Floyd passaram por um longo desenvolvimento, em que se desafiavam para encontrar a sua própria música, o seu próprio som, após a saída da banda de um dos fundadores da mesma, Syd Barrett. Syd Barrett, não se sentia confortável com o sucesso tão repentino que a banda estava a que a banda estava a ascender naquela época, e juntando isto com seu vicio para com a droga, levou à sua saída da banda. Sem este elemento, e durante esses cinco anos após a sua saída, foram lançando vários álbuns, mas nunca atingindo o sucesso dos anteriores. Mas, em 1973, com o álbum “The Dark Side Of The Moon” e mais tarde em 1975 com o álbum “Wish You Were Here”, sendo este dedicado a Syd Barrett, o sucesso tornou-se imediato e mais grandioso que nunca.

Em 1977, o álbum “Animals”, destacava-se pela diferença, sendo diferente de todos os lançados até então, e esta diferença deve-se principalmente ao facto de Roger Waters ter escrito praticamente todas as letras do álbum. O livro de George Orwell, de 1945, era uma critica à União Soviética e ao estalinismo, transformando os lideres comunistas e os seus seguidores em animais que viviam numa quinta. Roger Waters, por outro lado usou esse método para criticar o capitalismo e a sociedade britânica. Decidiu assim usar três animais (cães, porcos e ovelhas), que representam homens de negócios, assim como indivíduos que atacam os mais vulneráveis em beneficio próprio. A razão para Roger Waters escrever este álbum, tem também muito a ver com o facto de o próprio ter sido enganado na indústria da música, sendo as próprias letras ilustrativas para além disto, das histórias de outras pessoas.

A música “Pigs” (dividida em duas partes), é talvez a mais pessoal para Roger Waters, sendo segundo o próprio uma canção de amor dedicada à sua esposa Carolyne Christie, em que o músico se questiona sobre o que teria sido senão tivesse conhecido a sua esposa, sendo os porcos representados como pessoas com más intenções. Na segunda parte da canção “Pigs On The Wing, Pt.2”, Roger Waters identifica-se a si próprio como um cão, que tem como objetivo salvar-se dos porcos, sendo que de alguma forma o amor da sua mulher lhe dá conforto para não se preocupar, um vez que sendo impossível escapar, o melhor é encontrar um lar e uma família, sendo muito importante manter relações com as pessoas próximas e amigos.

Ou seja, este álbum retrata o lado mais negro do capitalismo, mas relembra-nos a importância de fazer melhor, de ser honesto, de fazer e preservar o bem. Apesar de não ser um álbum otimista, são estas as ideias que ficam.

Comentários

Mensagens populares