Bohemian Rhapsody - Queen


“Bohemian Rhapsody” dos Queen é uma das mais conhecidas músicas em todo o mundo. É uma das canções mais bem elaboradas e poderosas de sempre, e não sendo das minhas canções favoritas é quase como se fosse uma música de cristal para mim, um verdadeiro hino à música.

Foi lançada em 1975 no álbum “A Night At The Opera”, e foi escrita por Freddie Mercury uns anos antes, e o seu primeiro titulo começou por ser “The Cowboy Song”. Iria inicialmente soar como uma música western, uma espécie de música country, bem diferente da versão que estamos habituados a ouvir. A canção evoca várias figuras conhecidas como por exemplo Scaramouche, um palhaço nascido da literatura italiana, Galileo, um importante físico e astrónomo italiano, Figaro da ópera “Le nozze de Figaro” composta por Wolfgang Amadeus Mozart e Beelzebub, mais conhecido como Satanás. É uma canção dividida por vários estilos musicais tais como acapella, ópera, hard rock e heavy metal.

Apesar de existirem várias teorias sobre o significado da canção, Freddie Mercury sempre afirmou ser sobre relações. A canção foi escrita em listas de telefone e pequenos papéis e assim que o guitarrista Brian May viu a letra, apressou-se a criar um instrumental e a 24 de agosto de 1975, começou a ser gravada. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor chegaram a cantar as suas partes da música durante cerca de 10-12h por dia, com apenas um microfone. Algumas linhas da música chegaram a demorar cerca de 70 horas a serem gravadas. O icónico solo de guitarra executado por Brian Jones, foi também escrito por Freddie Mercury.

A primeira vez que a música passou na rádio foi no programa de Kenny Everett, um amigo da banda e a partir daí tornou-se numa das canções mais famosas de sempre. Passou 9 semanas em primeiro lugar nos tops britânicos, algo nunca feito anteriormente por uma banda britânica.

É uma canção tão intrigante e misteriosa e o facto de o  seu verdadeiro significado nunca ter sido revelado, talvez se deva a ser uma canção muito pessoal para Freddie Mercury e a verdade só a ele pertencer. Apesar de tudo é uma canção de força e de confiança e que a meu ver apela à reflexão interior. O facto de ser uma canção tão brilhantemente executada, e o facto de ser uma canção que para mim leva à união das pessoas, porque toca muita gente, e já foi várias vezes interpretada por outros artistas, além de que uma grande percentagem de pessoas sabe a letra de cor e isto levou-me a que tenha decidido escrever sobre ela. É também uma das primeiras canções que me lembro de ter ouvido e apesar de tudo sempre me ficou marcada e presente na memória.

Comentários

Mensagens populares