Reflexões
Partilhei isto numa das minhas redes sociais. Esta é uma frase que me vem à cabeça muitas vezes. Este filme (The Shawshank Redemption) também. Em tempos de incerteza as diferenças acentuam-se cada vez mais. E essas mesmas diferenças conduzem a extremismos de todos os lados. Parece que já não é possível ter uma posição que não seja preta ou branca. Não pode ser cinzenta ou de outra cor. O que é irónico dado esta ser a geração com maior acesso à liberdade e à informação.
Mas para mim, os extremismos ganham cada vez mais força porque existe uma espécie de desgosto amoroso com o sistema. A desconfiança paira e cada vez mais o outro é o inimigo e não tem que ser assim. Nem todos querem ser moderados, mas eu acredito que toda a gente pode tentar ser melhor.
Além disso, há que ter em conta que em tempos de incerteza e desespero é fácil ser iludido. E os extremismos alimentam muito a esperança de quem por vezes só quer um mundo melhor, um país melhor e não sabe como. E não são essas pessoas que têm que ser julgadas. É quem se aproveita dessa aflição. Daí a educação ser tão importante. E ainda mais importante que essa educação não seja sempre tão formatada. Não querendo ser moralista, até porque tenho os meus defeitos, acredito na mudança de cada um e que essa mudança pode levar a uma maior união e a uma maior empatia entre cidadãos. A fé num mundo melhor e num país melhor é uma coisa boa. Tem que ser.
Estive muito tempo sem aqui escrever porque sentia que não tinha muito para dizer. Mas espero que agora seja diferente. Tento aprender sempre mais e estar mais informada de modo a poder ser sempre uma pessoa melhor. É um caminho lento, mas passo a passo o caminho vai-se fazendo.
Comentários
Enviar um comentário